quarta-feira, 16 de maio de 2012

“Moto: Direção com Prevenção, Valorizando Vidas”.


(INDIGNAÇÃO: Esta Redação NÃO foi selecionada para participar do Concurso do tema acima (Site: http://www.wix.com/redacaomoto/informacao)

Diversos casos referentes a acidentes motociclísticos ocorrem devido imprudência dos condutores, atitudes que levam a várias consequências, muitos danos são causados, aos que sobrevivem, destacam-se sequelas motoras, psicológicas e mutilações.
 A banalização da vida o descaso consigo e com os outros, esta a cada dia algo mais comum. Jovens e adultos sem a mínima responsabilidade ultrapassam limites, pilotam alcoolizados, não respeitam sinalizações, não utilizam os equipamentos de segurança adequados, mesmo tendo conhecimento que é obrigatório e essencial a preservação de sua própria vida, descumprem as leis, prejudicam a si e ao próximo.
 O Código de Transito Brasileiro (CTB) é bem claro quando expõe a obrigatoriedade de se usar o capacete, em condutores e passageiros de motocicleta, motoneta, dentre outros, o objeto de prevenção deve ser usado com todas as especificações e certificados exigidos, conforme regulamentos e avaliações aprovados por lei, mesmo assim o descaso em relação ao uso deste é bem significativo.
 Descumprindo essas leis, o individuo imprudente pode ocasionar acidentes, destruir vidas, interromper sonhos. Os condutores devem estar sempre atentos para evitar situações de riscos e imprevistos, pilotar preventivamente, possuir o mínimo de conhecimento para sair dessas situações, a fim de prevenir ou mesmo diminuir consequências dos acidentes de transito.
Em levantamentos realizados por diversas pesquisas, referente a causas de acidentes de transito pode-se observar que o fator humano, tem uma significativa participação como agente causador desses acidentes.
 Conforme fatos relatados, nota-se a necessidade de mais campanhas referente prevenção de acidentes motociclísticos no Estado de Pernambuco, além das já existentes na mídia como propagandas, deve-se analisar a possibilidade do governo oferecer cursos de “direção preventiva”, gratuitos aos motociclistas, visando à minimização do quadro que envolve esses acidentes na atualidade. 

Recife - PE 04/05/2012
Alicia Isis Costa de Andrade
Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário